Dia Europeu da Cultura Megalítica | 28 de abril de 2024|

Anta da pedra da Anta | Malhada Sorda

No âmbito da celebração do Dia Europeu da Cultura Megalítica, o Município de Almeida lembra o sítio arqueológico da Anta da Pedra da Anta, na freguesia de Malhada Sorda.

Classificada como sítio de interesse público desde 25 de setembro de 2015, a Anta da Malhada Sorda é um exemplar de arquitetura funerária megalítica beirã com caraterísticas muito particulares. Composta por três dos esteios graníticos que formariam a câmara poligonal funerária, bem como pela primitiva laje de cobertura, destaca-se por possuir motivos gravados na parte superior direita da face exterior de um dos esteios, sob a formas geométricas, maioritariamente circulares, mas também antropomórficas.

Apesar de não terem sido identificados, até ao momento, vestígios da existência de corredor e mamoa, a raridade dos elementos decorativos em relação às demais contribui para a determinação do valor simbólico e patrimonial deste sítio, reforçando a sua importância para o conhecimento da ocupação humana e cultura funerária do Neolítico Final e Calcolítico neste território.

A classificação da Anta da Pedra de Anta, assume-se, desta forma, como testemunho simbólico e notável de vivências e factos históricos, ao seu valor estético e técnico intrínseco, à sua conceção arquitetónica e paisagística, e à sua importância do ponto de vista da investigação histórica e científica.