Dsc07780

Decorreu ontem, dia 20 de maio, no Museu Histórico-Militar de Almeida, MHMA, a Tertúlia "A Maçonaria, Histórias e considerações na primeira pessoa".

Esta ação, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, contou com a presença da Exma. Sra. Vereadora do Município de Almeida, Nazaré Ribeiro.

Este evento surge também na sequência exposição temporária patente no MHMA “História da Maçonaria, recordações de um velho Maçon” de Anselmo Lajas que reúne um conjunto de objectis maçonicos pertencentes a Andres Cobo Azuar, ex- Grão-Mestre Providencial adjunto Loja Providencial da Andaluzia entre outros títulos em várias Lojas Maçónicas em Espanha.

Na tertúlia participaram convidados com supra conhecimento naquilo que é a fraternidade da maçonaria. Foi uma tarde onde “à conversa” ficámos a saber mais sobre História da maçonaria e qual a sua missão no mundo e no seio da sociedade. Foi de facto elucidativo como a maçonaria é muitas vezes incompreendida.

Com uma aderência de público muito simpática, foram colocadas algumas questões aos convidados criando assim um ambiente agradável e de proximidade tendo em conta a temática em causa.

O Município de Almeida, através do MHMA, agradece a todos aqueles que estiveram presentes nesta iniciativa, em especial aos nossos convidados Dra. Maria Helena Carvalho dos Santos, ao Dr. Sergio Veludo, à Dra. Maria de Jesus Goméz, a Don Anselmo Lajas, ao Dr. Pablo Redondo, que apesar de não estar presente por razões familiares, enviou uma simpática mensagem, à Doña Trinidad Cobos em saber guardar e divulgar o legado do seu pai e a Don Andrés Cobos Azuar, proprietário do acervo da exposição temporária que estará patente no MHMA até ao fim do mês de maio”.

Os museus têm como missão a abordagem universal de temas que completem, complementem as suas coleções, o MHMA faz esse caminho através das exposições temporárias que escolhe e dos seus serviços de mediação cultural.

Um bem haja a todos os amigos do MHMA que fazem esse caminho connosco.