Whatsapp Image 2024 03 22 At 17.36.57

Cerimónia de apresentação pública do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro

No dia 22 de março, na localidade de Malhada Sorda, concelho de Almeida, teve lugar a apresentação pública do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro cuja iniciativa e organização é da responsabilidade da Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro com a colaboração do Município de Almeida.

Estiveram presentes Catarina Gonçalves, Presidente da Assembleia de Freguesia de Malhada Sorda, António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida, o Sr. Vigário-Geral José Matos em representação do Bispo da Diocese da Guarda e o historiador José Calado.

Este concurso cujo tema é o da “Emigração”, tem a sua primeira edição em 2024, pode ser apresentado em prosa ou poesia, em língua portuguesa ou francesa, e conta com a colaboração do Município de Almeida, da Junta de Freguesia de Malhada Sorda e da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo.

O concurso literário não visa celebrar apenas a criatividade e o talento dos participantes, mas também promover a literatura como uma forma de expressão cultural e artística, incentivando a produção literária e a defesa das línguas portuguesa e francesa.

Ao homenagear a figura do Padre José Júlio Esteves Pinheiro, este prémio destaca a sua memória e a sua contribuição no campo literário e cultural

Após a apresentação do prémio literário, foi efetuada uma visita orientada à Igreja Paroquial, pelo coordenador da obra Dr. Nelson Neves, possibilitando aos presentes perceber as obras de restauro e reabilitação em curso.

Este momento do programa permitiu contemplar pinturas murais que remontam ao século XV, até agora “escondidos” pela retabulária do altar-mor e laterais de talha dourada do século XVIII, sendo ainda percetíveis as figuras de Adão e Eva (no local do altar-mor) e de São Bartolomeu (no local de um dos retábulos laterais). Os frescos, de boa lavra, constituem um legado cultural importante para a história da Igreja da Malhada e as obras da Igreja virão constituir uma mais-valia para a compreensão do monumento.

Terminou-se o programa com Ginja de Honra na Esnoga momento de convívio entre os presentes.