Carta Arqueológica do Concelho de Almeida

O Município de Almeida disponibiliza um conjunto de informações sobre o estado atual da investigação arqueológica no concelho.

Nesta página, os munícipes podem consultar documentos sobre as ocorrências arqueológicas existentes em cada freguesia do concelho. A integração destes dados na próxima revisão do Plano Diretor Municipal, no âmbito da gestão e planeamento de obras públicas,  irá permitir que entidades e instituições públicas ou privadas possam consultar sobre sítios arqueológicos identificados na área de incidência de qualquer projeto, tomando antecipadamente conhecimento da sua existência, prevendo ações de mitigação sobre áreas com sítios protegidos, evitando impactos patrimoniais e permitindo uma melhor gestão camarária do património concelhio.

A Carta Arqueológica, sob a forma de Tabela de Sítios Arqueológicos, é um instrumento consultivo, resumindo-se apenas a uma listagem dos sítios que atualmente se encontram integrados na base de dados do Portal do Arqueólogo (https://arqueologia.patrimoniocultural.pt/), não visando ser um roteiro turístico.

É também disponibilizado o relatório sobre o estado do Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia, denominado de “Inventário Arqueológico do Concelho de Almeida”, desenvolvido no território entre os anos 2019 e 2021.

A localização exata dos elementos patrimoniais foi protegida, seguindo os procedimentos habituais aconselhados pela comunidade arqueológica mundial, que visa a proteção dos sítios arqueológicos, evitando a deteção, destruição, saque e tráfico dos seus vestígios, ameaças com alcance internacional que encontra paralelos mesmo em território português junto à fronteira.

Estes documentos e informações mais aprofundadas sobre a temática podem ser consultadas nos arquivos do Centro de Estudos de Arquitetura Militar (CEAMA), mediante contacto para o número de telefone (271 570 025) e correio eletrónico (geral.ceama@cm-almeida.pt).

Carta Arqueológica do concelho de Almeida | Tabela de Sítios Arqueológicos => AQUI

Relatório de Estado de Investigação | Inventário Arqueológico do Concelho de Almeida => AQUI