ExposiÇoes Dezembro 2 01 01

A magia do Natal nos Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso

De 07 de dezembro de 2023 a 06 de janeiro de 2024, os Turismos Municipais do concelho apresentam uma exposição de presépios e motivos de Natal de forma a assinalar a quadra natalícia.

Turismo Municipal de Almeida

O Turismo Municipal de Almeida acolhe uma exposição coletiva de presépios do grupo de catequese da paroquia da Vila de Almeida e da artesã Madalena Novo. O grupo de crianças e adolescentes da catequese de Almeida apresentam um conjunto de presépios originais, elaborados com materiais reciclados, marcando a preocupação ecológica.

A artesã Madalena Novo, natural do Fundão e bordadeira desde pequena, cria os seus presépios com e sem bordado, elaborando-os á mão, com materiais tradicionais, tais como o burel, o linho, o fio de seda natural e a palhinha. Para além dos presépios produz bordados de Castelo Branco e participa em várias exposições e feiras de artesanato pelo país.

Turismo Municipal de Castelo Mendo

Ricardo Dourado é o autor da exposição de presépios patente no Turismo Municipal de Castelo Mendo. Tendo como paixão o colecionismo, Ricardo Dourado, natural de Almeida, apresenta um conjunto de presépios, oriundos dos quatro cantos do mundo de diversos materiais, que ao longo dos anos foi adquirindo. É a partir de um presépio adquirido pelo próprio, em Ponte de Lima, que inicia a aventura de um colecionador, que se mostra interessado por peças de coleção e que acaba por desenvolver uma paixão por presépios oriundos de várias partes do mundo. A sua coleção é composta por peças adquiridas pelo próprio e oferecidas por amigos e amigas que conhecem a sua paixão.

Turismo Municipal de Vilar Formoso

São apresentados presépios e motivos de Natal, com o aproveitamento de materiais, no Turismo Municipal de Vilar Formoso. Os trabalhos foram elaborados por pessoas autodidatas do concelho da Guarda que dedicam o tempo livre às artes. Deram largas à imaginação, realizando as suas criações e interpretações das figuras centrais do presépio, que podem agora ser apreciadas. A criatividade aliada à imaginação desencadeou “obras de arte” bastante diversificadas e de vários estilos.

Nesta quadra natalícia, desperte a curiosidade e deixe-se surpreender por estas exposições!