Dsc05546

18 de maio - Dia Internacional dos Museus assinalado com diversas atividades

Dia Internacional dos Museus é uma data comemorada por todos os Museus do Mundo e o Município de Almeida assinala a sua participação, através do Museu Histórico Militar com atividades para o público sénior – Lares e Centros de Dia do Concelho de Almeida e do Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes com ações para o público infantil – 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Almeida.

Neste contexto, foi pensada a atividade de “Danças de Época”, com as músicasUpon a Summer Day e Le Pantalon, como parte da programação especial.

A oficina realizada fez parte da temática de bem-estar, e teve como objetivo proporcionar ao público sénior um momento de lazer, convívio, atividade física e motora, em simbiose com o espaço e temática do Museu Histórico Militar de Almeida.

Participaram na ação o Lar Aldeia de São Sebastião, Lar de Vale da Mula, Lar de Nave de Haver, Lar de Malpartida e o Lar de Almeida.

Há noite decorreu mais uma edição do Presos no Museu que como sempre atingiu o limite máximo de inscrições em poucas horas, contando com cerca de meia centena de participantes.

O Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes recebeu os meninos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Almeida, que após visita guiada ao espaço, tiveram a oportunidade de desfrutar dos ateliers pensados para eles, criando trabalhos únicos com material reciclado e onde a “Liberdade e a Paz” estiveram representadas. Toda a comunidade educativa se envolveu com muito entusiasmo sentindo-se verdadeiros artistas. Decorreu ainda no mesmo espaço um mini concerto realizado pelo “Pé Coxinho” da Associação Sócio terapêutica de Almeida – ASTA – onde o público mais jovem interagiu com o grupo.

Com entrada gratuita no memorial, os visitantes foram, também, desafiados a usufruir de uma experiência diferente: percorrer os 6 núcleos e descobrir o nome de personalidades marcantes no período histórico da Segunda Grande Guerra.

Bem haja a todos, amanhã haverá mais atividades a decorrer no Museu Histórico Militar de Almeida. Não perca, fique atento e acompanhe as nossas novidades.

Desperte a curiosidade e venha experienciar emoções diferentes através do peddy papper “O caminho da Liberdade e da Esperança”, no Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.

Mais Fotografias no Facebook do Município de Almeida.