A carregar Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Exposição “Aguarelas de Américo Gonçalves”- no Turismo Municipal de Almeida

6 Julho, 2020 @ 9:00 - 31 Agosto, 2020 @ 17:30

O Turismo Municipal de Almeida apresenta a exposição “Aguarelas de Américo Gonçalves” que estará patente ao público nos meses de Julho e Agosto.

A mostra é da autoria de Américo António de Oliveira Gonçalves, artista plástico conimbricense. Foi ao admirar a obra de José Malhoa que Américo Gonçalves se sentiu impulsionado a fazer os primeiros estudos. Mas a sua pintura é influenciada por vários aguarelistas, que ele muito admira. Américo António frequentou cursos livres de desenho, na ARCA e na Cooperativa Árvore, da qual é membro, e está habilitado com um curso de arte e design da Escola Superior de Educação de Coimbra. É aguarelista autodidacta e nos seus trabalhos procura representar o movimento, a luz e a atmosfera, na paisagem urbana, rural ou nas marinhas, onde a presença humana tem, quase sempre, importante protagonismo. A paleta de Gonçalves é simples e composta pelos cinzentos azulados, os ocres, os amarelos ou os castanhos. Ocasionalmente, recorre também ao carvão e ao pastel seco, desenhando sobre papel. Para o Turismo Municipal de Almeida o pintor levou um conjunto de aguarelas, de várias épocas, representativas de parte do seu trabalho.

“A arte de pintar é apenas a arte de exprimir o invisível através do visível.” Eugène Fromentin

6 Julho, 2020 @ 9:00
Fim: