A carregar Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Documento em destaque - mês de julho

1 Julho, 2020 @ 9:30 - 31 Julho, 2020 @ 17:30

O documento de arquivo em destaque neste mês remete-nos, inevitavelmente, para a Casa da Roda dos Expostos de Almeida, datada de 1843. As casas da roda dos expostos foram instituídas no século XIX, por Pina Manique, e tiveram um papel social fundamental, uma vez que serviam para acolher crianças abandonadas. Estas crianças, depois de serem batizadas, eram encaminhadas para amas-de-leite, de criação permanente ou de criação provisória, assalariadas pelo cofre municipal.

Partilhamos, assim, um registo do alvará de nomeação de uma ama efetiva de criação provisória, Rita Augusta, casada, natural de Almeida, com o vencimento mensal de 1$200 réis. Conforme está referido no documento, esta ama ficava obrigada a receber, tratar e amamentar em sua casa qualquer criança exposta ou abandonada, sempre que lhe fosse entregue pelas autoridades administrativas do concelho, enquanto não fosse confiada a uma ama de criação permanente. O alvará foi concedido por Francisco Bernardo da Costa, Administrador do Concelho de Almeida, no dia 28 de julho de 1880.

O documento pode ser consultado na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, mediante marcação.

1 Julho, 2020 @ 9:30
Fim: