DOCUMENTO DE ARQUIVO EM DESTAQUE – BMMNR

Abril 1 @ 9:00 - Abril 30 @ 17:30

Atas das sessões da Câmara Municipal de Almeida de 1840 a 1848.

Partilhamos a ata da sessão da Câmara de 22 de abril de 1841, de há 140 anos precisamente, sendo Presidente da Câmara João António da Silva Marques. Esta ata, a que damos destaque, foi registada num livro cujo termo de abertura data de 25 de outubro de 1840 e refere o seguinte: “Há-de servir este livro para os autos das sessões da Câmara Municipal do concelho de Almeida (…)”.

Os documentos de arquivo existem desde que houve necessidade de registar informação, de preservar a memória através de um suporte material. A vulnerabilidade do papel é muito grande – são várias as ameaças que põem em risco a sua preservação, entre elas o fogo. Através da lombada e do corte inferior do livro, percebemos que este foi um dos livros que conseguiu ser resgatado de um incêndio e chegar até aos dias de hoje, sem perder qualquer informação nele registada, felizmente! Pois sem memória, não há história.

Abril 1 @ 9:00
Fim: