• Este evento já decorreu.

DOCUMENTO DE ARQUIVO EM DESTAQUE – BMMNR

1 Dezembro, 2020 @ 9:00 - 31 Dezembro, 2020 @ 17:30

Neste mês, damos destaque a um ofício que deu entrada na Câmara Municipal de Almeida no dia 13 de março de 1961, enviado pela Delegação de Saúde do Distrito da Guarda, a dar conta de um surto de febre tifoide em Nave de Haver, um “importante aglomerado populacional desse concelho” e a atingir “um apreciável número de indivíduos”.

Conforme está descrito no ofício, a Delegação de Saúde procedeu à vacinação da população, ao esclarecimento dos cuidados sanitários necessários para proteção das pessoas e à colheita e análise das águas dos chafarizes da aldeia, verificando-se a sua contaminação e “uma situação tão grave no aspeto sanitário para tão numerosa população”.

O assunto foi exposto ao Ministério da Saúde e Assistência “com vista a por via inter-ministerial ser exposto ao Ministério das Obras Públicas para uma possível comparticipação a dar a essa Ex.ma Câmara no sentido de com a maior urgência se remediar tão perigosa situação”.

Partilhamos, também, o resultado da análise bacteriológica da água de abastecimento a Nave de Haver, com o ofício que o acompanhou.

1 Dezembro, 2020 @ 9:00
Fim: