DOCUMENTO DE ARQUIVO EM DESTAQUE – BMMNR

Setembro 1 @ 9:00 - Outubro 1 @ 17:30

5

Durante séculos, Vilar Formoso foi apenas mais uma povoação raiana do Nordeste português. Com a abertura da linha de caminho-de-ferro, a 1 de julho de 1882, entre a Figueira da Foz e Vilar Formoso, e sobretudo com a ligação desta vila à cidade espanhola de Salamanca, a situação altera-se.» (RAMALHO, Margarida de Magalhães – Vilar Formoso, Fronteira da Paz. Almeida: Município de Almeida, 2014.)

A construção da linha férrea da Beira Alta foi, indubitavelmente, um grande motor de desenvolvimento para Vilar Formoso, a Fronteira da Paz. Neste contexto, decidimos partilhar convosco três livros de registo relativos aos “processos de expropriação dos terrenos ocupados pela linha férrea da Beira Alta, nos limites d’este concelho e comarca”, cujo âmbito cronológico se situa entre 14 de maio de 1880 e 20 de julho de 1882, pertencentes ao fundo Administração do Concelho de Almeida.

Que informações podemos recuperar nestes livros? Nome da pessoa expropriada, respetivo valor indemnizado e identificação inequívoca da propriedade, com indicação dos terrenos e respetivos proprietários com os quais os terrenos confrontam a norte, leste, sul e oeste.

Vejamos com mais atenção o livro n.º 1. Este livro contém 101 registos de terrenos expropriados. Conseguimos apurar que foram expropriados terrenos na Amoreira (1 registo), em Castelo Bom (9 registos), em Castelo Mendo (1), na Freineda (24), no Jardo (2), na Junça (2), no lugar da Quinta do Ferro (1), na Malhada Sorda (13), na Mesquitela (3), na Miuzela (1), no Paraizal (11), em Porto de Ovelha (1), no lugar da Quinta do Abutre (6) e em Vilar Formoso (25 registos).

Os valores das indemnizações dadas aos proprietários estão entre os mil e os seiscentos mil réis, tendo sido José Freire Carvalho Falcão, morador em Castelo Mendo, casado com Dona Amélia Freire, o proprietário cuja indemnização teve o valor mais elevado: “três parcelas situadas no concelho d’Almeida, logar de Castello Mendo…” respeitantes a 5774 metros quadrados.

Para mais informações, estes livros encontram-se disponíveis para consulta na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo.

Setembro 1 @ 9:00
Fim: