Centro Interpretativo da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia

Breve História

Localizado nas Portas Exteriores de S. Francisco este espaço tem a missão de divulgar ao público geral a Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, um projeto de valorização do património militar da fronteira luso-espanhola dos séculos XVII e XVIII, onde a Praça-forte de Almeida se integra juntamente com as Fortalezas de Valença e Marvão.
Ao longo da fronteira foram erguidas uma centena de fortificações do lado português, destacando-se 3 fortalezas exímias em locais geoestratégicos, adaptadas à morfologia do terreno e à paisagem que as rodeia: junto ao Rio Minho (Valença), a de planalto (Almeida), a de montanha (Marvão). Reunidas com o objetivo comum, Almeida, Marvão, Valença, desenvolveram uma Rota Turística integradora destes 3 monumentos.
Paralelamente desenvolveram um projeto inovador de Educação Patrimonial em torno deste tema, dirigido tanto à comunidade local, como aos visitantes nacionais e estrangeiros. São 3 itinerários e muitas experiências imperdíveis, desde o meio-dia aos 4 dias.
CIRFAR

CIRFAR

Funcionalidades

Este espaço está transformado num centro de interpretação, onde o visitante pode usufruir de uma grande variedade de suportes gráficos em painéis, mapas, ecrãs táteis, espólio arqueológico e réplicas históricas de fardamento, focados na história e cultura de Almeida, desde a atribuição do seu primeiro foral, em 1296, até à Terceira Invasão Francesa, com a capitulação da Praça-forte a 27 de agosto de 1810, destacando várias personagens da engenharia e arquitetura militar que deram o seu contributo ao longo de 6 séculos de história. O espaço é também um bom ponto de partida para o entendimento dos atributos da Praça-Forte materializados nas suas portas duplas. As portas tem inúmeras histórias para contar, e nesta porta em particular, pode é entendível a organização militar entre a tropa e o oficial.

Localização e Contactos

Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia, localizado na Porta Externa de São Francisco, no Revelim da Cruz.
Contacto: 271149457

Horário de Atendimento

De Terça-feira a Sexta-feira
das 09h15m às 12h20m e das 14h15m as 17h20m
Sábados, Domingos e feriados:
das 10h15m às 12h20m e das 14h15m as 17h20m
Encerra às segundas-feiras, 1 de janeiro, 1 de Novembro, 24 e 25 de dezembro.

Mais sobre a Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia

A Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia é uma iniciativa conjunta dos municípios de AlmeidaMarvão e Valença com o objetivo de valorizarconsolidar e dinamizar um produto turístico cultural sustentável, baseado no património militar das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola. O projeto visa consolidar a Rota das Fortalezas como um produto turísticocultural e patrimonial de elevado valor acrescentado, através de ações concertadas que promovam a qualificação da oferta turística, a diversificação de experiências e a promoção integrada com programação cultural.
​Os municípios de Almeida, Marvão e Valença assumem um papel central enquanto promotores e dinamizadores da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia (RFAR). Estes territórios fronteiriços partilham não só um legado histórico comum, mas também uma visão estratégica para a valorização do seu património militar, cultural e paisagístico.
 A atuação em rede entre Almeida, Marvão e Valença materializa-se num compromisso conjunto para:
  • Proteger e conservar o património militar;
  • Impulsionar o turismo sustentável e a valorização cultural;
  • Assegurar a coesão social e o envolvimento das comunidades locais;
  • Promover o desenvolvimento económico dos seus territórios.
Este esforço coletivo reflete-se numa trajetória de parceria desde 2017, marcada por quatro candidaturas conjuntas – três submetidas ao Turismo de Portugal e uma outra no âmbito do POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha).
 Todas estas ações estão integradas na estratégia mais ampla de candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO, reforçando a ambição dos municípios em se afirmarem detentores de património de valor histórico único e excecional, fundamental para a delimitação da fronteira, considerada a mais antiga e estável da Europa.
 A sua dedicação e visão estratégica tornam-nos verdadeiros embaixadores da herança fortificada da Raia, atuando como pilares essenciais para a sustentabilidade e sucesso a longo prazo da Rota das Fortalezas.

Missão, Visão e Principios Orientadores

A Aliança das Fortalezas Abaluartadas da Raia assume o compromisso de salvaguardarconservar, e promover o património militar abaluartado da Raia Luso-Espanhola.
 A sua missão passa por valorizar este legado único, tornando-o acessível e relevante para as comunidades locais, visitantes e futuras gerações.
O projeto ambiciona ser uma força unificadora na preservação e promoção das Fortalezas Abaluartadas, impulsionando o desenvolvimento sustentável, a educação patrimonial, a valorização turística e cultural dos territórios RFAR, pretendendo afirmar-se como um modelo de excelência na gestão do património militar europeu, promovendo a colaboração, a inovação e o reconhecimento do valor histórico desta herança comum.