CPCJ

A CPCJ DE ALMEIDA E SUA INTERVENÇÃO

Registamos com apreço e consideração, por Todas as Entidades e Participantes envolvidos, alguns momentos de planeamento comunitário e psico-lúdico-pedagógicos, no âmbito da intervenção da CPCJ de Almeida, dirigidos às crianças e às famílias, que são muito caras para esta organização e para o Município de Almeida.

Desde abril até ao presente momento, temos entregues sacos com alimentos às crianças de famílias com recursos socioeconómicos mais escassos, e sabemos que têm feito a diferença nesses lares, num total de 15 agregados, sensivelmente. Esta missão não acabou e mantemo-nos no trilho.

Participamos com dois momentos nas Férias Municipais, organizadas pelo Município de Almeida, um em abril, no dia 09, com uma saída até Aveiro para “(Des)Envolver Afetos” e outro no dia 10 de julho com a temática alusiva ao “Verão e Prevenção: Cuidados na Exposição ao Sol”, este último dinamizado com a cooperação da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro”.

Ver sorrisos estampados no rosto das crianças e das famílias, ver conhecimento a fluir e a ser impresso nas ações e trabalhos que executam, representam-nos e significam que o objetivo final das atividades propostas foram cumpridos e geraram segurança, formação cívica e conforto no nosso público específico de intervenção.

Como diria Aristóteles e Will Durant, “somos o que fazemos repetida e diariamente, para que os resultados sejam cada vez mais consistentes e melhores” para as crianças e famílias.

Deixamos as evidências de algumas atividades realizadas e um agradecimento fervoroso a todas as entidades públicas e privadas, a toda a comunidade escolar e civil entusiastas que nos acompanham e ajudam a implementar o Plano de Ação da CPCJ de Almeida. Bem-haja a Tod@s.

𝐿𝑒𝑡𝑟𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑢́𝑠𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑟𝑖𝑚𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑙𝑎𝑠 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑒 𝑗𝑜𝑣𝑒𝑛𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑛𝑎𝑠 𝐹𝑒́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑀𝑢𝑛𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑖𝑠, 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑝𝑠𝑖𝑐𝑜-𝑙𝑢́𝑑𝑖𝑐𝑜-𝑝𝑒𝑑𝑎𝑔𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑑𝑖𝑎 10 𝑑𝑒 𝑗𝑢𝑙ℎ𝑜 “𝑉𝑒𝑟𝑎̃𝑜 𝑒 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑒𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜: 𝐶𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑎 𝐸𝑥𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎𝑜 𝑆𝑜𝑙”.

Grupo A

“Temos de ter cuidado com o sol,

E usar protetor solar,

Não nos podemos esquecer,

De o chapéu na cabeça colocar.

Temos de andar à sombra quando há sol,

E em casa brincar,

E ficar por lá, entre as 11h e as 17h,

Porque o sol está a assomar.

E pode-nos queimar e com um escaldão ficar.”

Grupo B

“O sol é tão brilhante,

E é tão bonito,

Mas tão quente,

Que até nos bronzeia de tão quente.

E por vezes queimamo-nos se não tivermos cuidado!

Tantas crianças vão à praia e os adultos também,

Com o sol devem ter cuidado,

Para a pele proteger,

E temos que passar protetor solar,

Para nos cuidar,

E muita coisa temos de aprender,

Para nos proteger.”

Grupo C

“O Sol

Com o sol tens de ter cuidado,

E usar sempre os teus óculos, (Refrão)

Também não podes esquecer,

Do teu protetor solar.

Com as férias vem o sol e o calor,

E gostamos de ir para as piscinas e para as praias,

Com os amigos para nos divertirmos,

Os dias são muito compridos e muito quentes,

Mas temos que nos proteger do sol com roupas escuras e compridas,

Temos de usar para nos protegermos dos raios solares.

Com os mais pequenos temos que ter mais cuidado,

E evitar as horas de maior calor.

Com o sol tens de ter cuidado,

E usar sempre os teus óculos, (Refrão)

Também não podes esquecer,

Do teu protetor solar.”

#municipioalmeida