A Fortaleza de Almeida, curiosidades da sua fisionomia:
Após a Restauração, e dentro do novo ciclo de conformação de identidade nacional, a decisão de fortificar a Raia “à maneira Moderna” exigiu, de forma profunda e radical, novas funções e reconversões para os velhos castelos raianos.
À data a Raia era um “mosaico”, com linhas avançadas e recuadas, herdadas do processo sequenciado da formação da nacionalidade, o que levou a uma seleção criteriosa de pontos centrais e estratégicos, estabelecidos nas principais vias de penetração do território português.
Como bem sabemos, Almeida, chave da Raia da Beira, beneficiou desde cedo desse investimento o que lhe foi moldando o seu traçado e perfil, visível ainda hoje aos olhares mais atentos.
Lembramos que a configuração que ela hoje nos apresenta hoje (6 baluartes e 6 revelins) não estava prevista nos planos e projetos iniciais…
Através dos escritos de João Salgado de Araújo, na sua Obra “Sucessos Militares das Armas Portuguesas em fronteiras depois da real aclamação contra castela”, publicado em 1644, ao narrar os factos de 1641 mostra que “Ordenou D. Alvaro Abranches, no primeiro seu governo dessa provincia, se ficese hua fortificação, com quatro ou cinco reductos, metendo dentro della igreja e castello. Boa traça por ficar praça darmas mais ajustada e milhor acomodada”
Já em 1657, Rodrigo de Castro, viria a dar um grande incremento à fortificação e, os investigadores balizam para aqui a alteração do seu desenho, de sete para os seis baluartes, os mesmos que depois se vieram a efetivar.
Segue legenda das imagens conforme consulta ao livro de onde foram retiradas:
Imagem 1 e 2: Planos onde são representadas as principais vilas e cidades próximas a fronteira entre Castela e Portugal, em 1643, coincidindo com o início da Guerra da Restauração. Desenhos acompanhavam cartas escritas pelo Mestre de Campo Urbán de Ahumada.
Cobos e Campos; Almeida/Ciudad Rodrigo; A Fortificação da Raia Central; Consorcio Transfronterizo de Ciudades Amuralhadas, 2013, pág. 290 e 291.
#municipioalmeida






