A carregar Todos os Eventos

« All Events

• Este evento já decorreu.

Exposição Temporária “Homem Morto Passou Aqui”

30 Julho, 2022 @ 9:00 - 16 Outubro, 2022 @ 17:30

- Gratuito
Cartaz Expo Hmpa Mhma

“No próximo dia 30 de julho abre ao publico no Museu Histórico-Militar de Almeida a Exposição Temporária “Homem Morto Passou Aqui”, projeto da autoria de Valter Vinagre, mapeador das Invasões Francesas em Portugal, a partir do registo fotográfico dos locais onde estas ocorreram.

Ao longo de cerca de 5 anos o autor utilizou a paisagem para fazer a reconstituição de um legado histórico perdido na memória coletiva, retratando vários eventos das Guerras Peninsulares, ocorridos de Norte a Sul do país. Almeida, Bussaco, Chaves, Porto, Amarante, Évora e Olhão, juntamente com as linhas de Torres Vedras, foram alguns dos locais fotografados ao longo desse tempo e respeitando o calendário dos acontecimentos que fizeram a história das três invasões.

Neste projeto a relação entre o desaparecido e o permanecente é sublinhada pela natureza especifica do objeto fotografado em paisagens desprovidas da presença humana”.

Promovido pela Associação Número – Arte e Cultura, sob direção de Nuno Aníbal Figueiredo, “Homem Morto Passou Aqui” conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura e Direção Geral das Artes numa ação dinamizada pela Câmara Municipal de Almeida através do Museu Histórico-Militar de Almeida.

A apresentação oficial desta exposição será no dia 25 de agosto às 21.00h no âmbito na 18º Recriação Histórica do Cerco de Almeida, seguindo-se a visita encenada “Vêm aí os Franceses e outras Histórias”, percorrendo vários pontos da Fortaleza.

Cartaz Expo Hmpa Mhma

30 Julho, 2022 @ 9:00