A carregar Todos os Eventos

« All Events

• Este evento já decorreu.

10º Aniversário do Museu Histórico Militar de Almeida!

29 Agosto, 2019 @ 9:00 - 17:30

O Município de Almeida congratula-se porque hoje dia 29 de Agosto, é dia de aniversário do Museu Histórico Militar de Almeida, facto que se regista com muito agrado, tendo em conta a sua caminhada e o seu contributo para a preservação do património histórico e cultural local e nacional.

Assim sendo, celebrar-se-á o dia de aniversário com entradas gratuitas e, ao longo do ano, utilizadores e visitantes contarão com uma programação especial de atividades para adultos e crianças entre as quais destacamos oficinas para todos os públicos, visitas e conferências temáticas para além do já habitual ciclo de exposições temporárias.

A missão do MHMA prende-se, no essencial, com a salvaguarda do património histórico e militar da Praça de Almeida, promovendo simultaneamente novas abordagens de natureza cultural, fomentando o interesse e a curiosidade sobre as antigas táticas de guerra, e apelando à compreensão do significado da história militar relacionada com as diferentes arquiteturas militares e a armaria. É igualmente sua incumbência a concretização de uma missão social interventiva, a fim de melhor contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde se insere. Neste âmbito a sua atuação tem bem presente entre os seus objetivos: o estudo, a preservação e a divulgação dos “bens representativos da natureza e do homem”, ampliando desta forma a essência do (seu) objeto museológico extravasando-o para manifestações imateriais, mas igualmente expressivas, da cultura deste povo, profundamente arreigada à temática militar. Nestes 10 anos, segundo a estatística, registam-se 139.646 entradas, dezenas de exposições temporárias sobre os mais variados temas e cronologias, registando-se ainda um intenso trabalho dos serviços educativos dirigido essencialmente ao público infantojuvenil.

O MHMA agradece a todos os que tornaram possível a concretização deste projeto, a todos os que já nos visitaram, a todos os beneméritos e amigos, a todas as entidades parceiras, nomeadamente o Museu Militar de Lisboa e homenageia muito sinceramente o seu antigo Director, o Dr. Paulo Amorim. Podemos dizer que o MHMA foi um sonho que ele ajudou a construir e ao qual prestou um excelente contributo e por isso, agradecemos:

Obrigado a ti PAULO AMORIM!

Data:
29 Agosto, 2019