Porto: Invasão francesa recordada na Rotunda da Boavista

Invasão francesa recordada na Rotunda da BoavistaCerca de quatrocentas pessoas, trajadas e armadas como há duzentos anos, juntaram-se no Porto, na Rotunda da Boavista, para assinalar a segunda invasão francesa.

A Área Metropolitana do Porto e a Associação Napoleónica Portuguesa e o GRHMA (Grupo de Recreadores Históricos do Município de Almeida), apoiadas por vários parceiros internacionais, evocaram o esforço e sacrifício do povo durante a ocupação pelo exército francês no ano de 1809. Na cerimónia de abertura dos eventos na Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista) junto ao monumento alusivo à Guerra Peninsular, esteve presente o Presidente da Câmara de Almeida, António Baptista Ribeiro.

Comemorações

Comemorações

No seu programa de iniciativas destacaram-se, nos dias 9 e 10 de Maio, a recriação histórica da Batalha do Porto, travada no dia 12 de Maio de 1809 e agora relembrada, 200 anos depois da invasão da cidade pelo exército de Soult. Após a resistência infrutífera da guarnição da cidade ocorreu o célebre e triste episódio da Ponte das Barcas (4.000 vitimas), instalando-se Soult no Porto.

 A 9 de Maio de 1809 as tropas anglo-lusas sob o comando de Wellesley acabariam por expulsar os últimos invasores, repondo a soberania nacional na cidade do Porto. Desta cidade sairiam muitos dos efectivos que iriam integrar um Exército Português renovado, combatendo sem parar em todas as frentes de batalha principais da Guerra Peninsular.

Link da reportagem da Batalha

http://www.luisbravo.net/ANP_Porto_2009/index.htm