Formação “O Ensino do Holocausto- Um ponto de partida para a educação, para a cidadania e para os Direitos Humanos

No passado dia 26 e 27 de abril, o Pavilhão Multiusos e o Polo Museológico “Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes”, de Vilar Formoso receberam o curso de Formação “Ensino do Holocausto: Ponto de partida para a educação, para a cidadania e para os Direitos Humanos”, uma organização da Direção-Geral de Educação, da Câmara Municipal de Almeida e em parceria com o Memorial de la Shoah.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Almeida, que presidiu à abertura dos trabalhos, destacou a importância do estudo e abordagem deste tema de reflexão, para encontrar caminhos que trabalhem para uma educação de valores, numa altura em que eles são frequentemente postos em causa.

Foram dois dias de intensa reflexão onde foram abordadas as origens europeias do antissemitismo proporcionando o entendimento da dimensão do Holocausto. Procurou-se, ainda, aprofundar os momentos marcantes do Holocausto através da exaltação da memória fundamentada em documentação e investigação fidedigna.

O curso teve ainda como objetivo a constituição de uma rede nacional de formadores na temática do Holocausto, conducente à replicação dos conteúdos abordados e com investigadores do alto nível oriundos da organização francesa Shoah.

António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida, no desfecho do curso, sublinhou a pertinência do tema que tem sido amplamente estudado e trabalhado pela comunidade educativa e realçou a sua importância por forma a sensibilizar a sociedade para o problema racial.