Semana Internacional dos Arquivos 2025
No âmbito da exposição temporária O FUTURO TEM MEMÓRIA: o caminho para a LIBERDADE, que este Município inaugurou no ano passado, no dia 25 de Abril, no Museu Histórico Militar de Almeida, a Divisão de Património Histórico, Cultural e Documental promoveu hoje, para os jovens alunos do concelho de Almeida, uma visita à exposição e uma sessão de sensibilização com o ex-combatente, escritor, poeta e professor, natural da Miuzela do Côa, Alexandre Marta.
Os jovens tiveram, assim, a oportunidade de ouvir o testemunho vivo de um jovem do concelho que foi obrigado a ir para a Guerra do Ultramar, deixando cá a sua família, colocando em pausa a sua vida de estudante e o futuro que tanto perspetivava. Como o próprio tão bem testemunhou: o que o salvou, foi o grande amor que tinha acabado de descobrir, a quem todos os dias escrevia e por quem tudo fez para regressar são e salvo.
No final, houve ainda a oportunidade de os alunos visitarem a exposição temporária, cujo encerramento está marcado para o dia 11 de junho. Se ainda não visitou, não deixe de aproveitar o fim-de-semana e o dia 10 de junho para o fazer.
Com esta atividade, o Município de Almeida assinalou, também, junto da sua comunidade, a semana internacional dos Arquivos, cujo tema deste ano é “Arquivos acessíveis – arquivos para todos”, sensibilizando assim os mais jovens para a importância dos arquivos na salvaguarda da memória coletiva e na promoção do acesso à informação.
#municipioalmeida





