3 (2)

“Sabores de Outono” registou elevada afluência de público

No passado dia 13 de novembro (sábado) decorreu no antigo Quartel das Esquadras, do centro histórico de Almeida, o Mercadinho de Outono, com mostra e venda de produtos locais, recriando o espírito gastronómico da época outonal. A iniciativa, que se realizou entre as 10h30 e as 16h30, deu a conhecer “o que de melhor se faz” no território, apresentando-se com frutos secos, mel, azeite, compotas, licores, doçaria não faltando também a castanha assada.

No mesmo dia, realizou-se uma visita guiada encenada sobre a “Lenda de São Martinho e Rota dos Sabores”, onde se percorreu o centro histórico, com paragem nos agentes locais para degustação de iguarias. Muitos dos visitantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a exposição permanente de etnografia, levando-os a conhecer o vasto património cultural existente no concelho.

Ambas as iniciativas, que tiveram como objetivo valorizar e promover os produtos endógenos e os agentes locais, contaram com a participação de uma elevada afluência de público, de vários pontos do país e da vizinha Espanha, que se deslocaram até à Estrela do Interior com o intuito de conhecer e apreciar as iguarias, tendo a oportunidade de as adquirir nos respetivos agentes locais e produtores.

A presença do grande número de visitantes e o registo do valor de vendas comprovou o sucesso da iniciativa, tendo a Divisão de Turismo da Câmara Municipal agendadas novas iniciativas que possibilitem divulgar e potenciar o território.