Dsc01728

REDE TERMAS CENTRO APRESENTAM 20 PLANOS OPERACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A rede Termas Centro apresentou os Planos Operacionais de Desenvolvimento Empresarial das 20 Estâncias Termais que integram esta rede, e que têm o objetivo de ser um instrumento de apoio à decisão no desenvolvimento e gestão termal. Todos os Planos foram desenvolvidos pela empresa IDTOUR no âmbito Plano de Ação do PROVERE Termas Centro.

A ação de apresentação decorreu na passada segunda-feira, dia 26 de setembro no CEAMA – Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida e contou com a presença de vários convidados entre eles: o Vice Presidente da Câmara Municipal de Almeida – Alcino Morgado, a Vereadora do Turismo – Nazaré Ribeiro, o Coordenador da Rede Termas Centro – Adriano Barreto, o Presidente da Associação das Termas de Portugal- Victor Leal e do Secretário Técnico da CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro – Joaquim Felício.

Os Planos Operacionais de Desenvolvimento Empresarial procuram traduzir o contexto distintivo que define cada uma das estâncias termais apontando, desta forma, diferentes caminhos estratégias de afirmação da estância termal integrada na aposta turística de cada território. Colocam, deste modo, em evidência o carácter diferenciado de cada uma das estâncias termais através dos seus fatores geográficos, das características das águas termais e resposta terapêutica associada, das infraestruturas disponíveis, da oferta complementar e dinâmica de atividades turísticas, entre outros.

Todos os planos operacionais compreendem uma breve caracterização da respetiva estância termal com análise demográfica, socioeconómica, turística e termal, uma análise do posicionamento competitivo, uma segmentação geográfica e segmentação temática e perspetiva territorial uma análise de oportunidades versus desafios, assim como um plano de ação e recomendações.

Sobre a Rede Termas Centro: É um projeto que visa promover as Estâncias termais que integram a rede, num total de 20 estâncias termais da região Centro, representando mais de 60% do mercado nacional. Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Termas do Bicanho, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas da Piedade, Termas de Sangemil, Termas de São Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó e Termas do Vimeiro.

A Rede Termas Centro é um projeto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

#municipioalmeida #termasalmeida #fontesanta #termasdocentro