cpcj 2024

Participação no Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ (2024) | 13 a 15 de maio - Sintra

O Município de Almeida e a CPCJ de Almeida estiveram presentes no Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ (2024), subordinado ao tema “Desafios da Exposição a Dependências. O Papel das Famílias.”, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A participação nestas atividades produz nos Técnicos das CPCJ o efeito de coesão e resiliência pela continuidade no acompanhamento de situações delicadas e de que tudo fazem para que prevaleça sempre o Superior Interesse de cada Criança numa Família. Os Direitos delas sempre em primeiro lugar.

Este ano a temática apela para a importância do Papel da Família, numa data cara para este Sistema – o 15 de maio – Dia da Família!

É importante que cada membro da família comunique em família, os sentimentos negativos e positivos que sentem em relação aos seus membros para que daí resulte a mudança. Se sozinhos não conseguirem sugerimos que procurem a ajuda de um especialista para vos ajudar. A discussão nem sempre é o fim do mundo, precisa-se sim de alguém que delimite as fronteiras para ajudar os membros da família a colocar os seus pontos de vista.

No Relatório consta que a negligência parental é a problemática mais sinalizada e que leva à intervenção das CPCJ, seguida da violência doméstica!

É importante colocar as famílias a falar e capacitá-las para na tomada da decisão. Da decisão de saber dizer não às drogas, ao desconhecido, a comportamentos de risco e perigo! No Relatório, o consumo do álcool aparece associado à resolução de problemas no namoro; o consumo do tabaco e cannabis têm ocorrido cada vez mais cedo, assim como as bebidas energéticas!

Alerta! Apesar das tradições, continua a existir uma idade e um momento para tudo na vida de cada Ser Sujeito de Direitos.

Estamos ao vosso lado. Contem connosco.

#municipioalmeida