6

O Municipio de Almeida, através do MHMA convida-o a conhecer um pouco mais do Baluarte de S. João de Deus

Almeida é uma Fortificação Abaluartada com traçado ex-novo, que acomoda funções de Praça-forte como chave militar da região, adaptando o seu contexto urbanístico aos princípios de cidade ideal.
Do hexágono que conhecemos, o Baluarte de S. João de Deus é talvez o mais emblemático da Praça configurando-se hoje num edifício de generosas dimensões e complexidade construtiva. Sabemos que muitos foram os seus usos e muitas são as histórias que ele nos conta.
Hoje revelamos uma pequena curiosidade.
O completamento do Baluarte, tal qual o conhecemos, já teve cobertura de terra e atualmente tem-na á vista, contudo embora desconheçamos a autoria do projeto inicial, conseguimos aferir que mantém no essencial as suas características principais, para o primeiro piso. Através da planta datada de 1736, do Engenheiro Mor do Reino Manoel de Azevedo Fortes, para o local indicado vemos, o ambicioso projeto do cavaleiro e por baixo da aplicação de papel colado na gola do baluarte, o interior das instalações da nova construção em altura que se propunha,
Deixamos ainda um outro elemento iconográfico relevante que é o projeto do Cavaleiro de 1801, de autoria de António Anastácio de Souza e Miranda e de Maximiano José da Serra, do qual só foi concretizado o piso inferior, que permanece ainda hoje.
Para o Baluarte de S. João de Deus, o maior da Praça, deixamos ainda a título de curiosidade os expressivos números: 28 canhoneiras e plataforma para tiro de morteiro, 2500 m2 de área coberta, 3 guaritas das 18 existentes na Praça e 258,3 metros de caminho de ronda, do total de 1,5Km (grosso modo).
Deixamos ainda as generosas dimensões da área urbana medida por fora das golas dos seis baluartes e dos terraplenos das cortinas, e que corresponderão a um perímetro de 1292 metros – 11,83 hectares.

Ficou Curioso? Venha visitar-nos no Museu Histórico Militar de Almeida