Ni1

Município de Almeida recebeu uma comitiva do Exército Português e Brasileiro

O Município de Almeida recebeu uma comitiva do Exército Português e Brasileiro, nos dias 23 e 24 de novembro, com o objetivo de dar continuidade aos projetos anteriormente delineados e promover o desenvolvimento de dinâmicas que originem estratégias para a divulgação do património Histórico-Militar do nosso território.

O Exército Português, através da Direção de História e Cultura Militar (DHCM), e o Município de Almeida, através do Museu Histórico-Militar de Almeida (MHMA), têm privilegiado ao longo dos últimos anos, uma comunicação regular com a elaboração de projetos conjuntos que têm obtido resultados de excelência, exemplo disso são os recentes prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) obtidos pelo MHMA com a colaboração ativa da DHCM do Exército Português.

Com o enfoque na internacionalização destas parcerias, o Exército Brasileiro foi convidado a visitar o concelho de Almeida, através da Diretoria do Património Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) na pessoa do Exmo. Sr. General de Brigada Combatente Carlos Ramires Teixeira, fazendo também parte desta honrosa comitiva o Diretor do Museu Histórico e Forte de Copacabana, o Sr. Coronel de Artilharia Leandro Fernandes Moraes, o Oficial de ligação na Área Cultural e Lições Aprendidas do Exército Brasileiro junto do Exército Português, o Sr. Coronel de Infantaria Welton Gomes Júnior e o Sr. Subtenente de Artilharia Eduardo da Silveira Martins a prestar serviço no Gabinete do Comandante do Exército Brasileiro.

O Exército Português fez-se representar pelo Exmo. Sr. Major-General Aníbal Flambó, Diretor da DHCM e pelo Chefe de Repartição de Museus Militares, o Sr. Coronel de Infantaria /Paraquedista António Velez, ambos amigos de Almeida e inestimáveis parceiros dentro daquela que é uma missão do Património Histórico-Militar de Almeida. Esteve ainda presente nesta visita, a Dr.ª Lígia Mateus, Secretária-Geral da Associação de Turismo Militar Portuguesa.

Foram dois dias de intensa atividade com várias reuniões de trabalho com a temática do Património Histórico-Militar, tendo ainda o grupo de trabalho, a oportunidade de conhecer algumas das nossas atrações patrimoniais, museológicas e gastronómicas.

Registamos, e agradecemos, a participação do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA) no içar das bandeiras, nas demonstrações de artilharia, nas oficinas pedagógicas e demais ações culturais de relevante interesse, engrandecendo todos estes atos, além de causarem, na Comitiva Militar Brasileira, um impacto de elevada relevância.