Guia Turístico interativo do centro histórico de Almeida

O posto de turismo da Câmara Municipal de Almeida, disponibiliza aos seus visitantes um Guia Turístico interativo do centro histórico de Almeida. A utilização deste guia é totalmente gratuita.

Trata-se de um projeto de cooperação transfronteiriça desenvolvido em conjunto com o ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, que tem por objetivo divulgar a vila de Almeida através das novas tecnologias móveis, mas também modernizar a forma como é disponibilizada a informação ao visitante.

Este guia turístico foi desenvolvido em Português e Espanhol, por serem os idiomas utilizados pelos elementos do consorcio transfronteirizo de ciudades amuralhadas do qual Almeida faz parte, mas também no idioma mais utilizado internacionalmente, o Inglês.

Ao utilizar este guia turístico o visitante é transportado para o passado, sendo-lhe apresentada a vila na época em que Almeida desempenhava um papel preponderante no sistema de defesa, como Praça-forte do reino.
O Guia disponibiliza através de vídeos falados e legendados, muita informação sobre a arquitectura dos edifícios históricos da vila e sobre a sua importância na guerra peninsular.

Como se trata de um guia, a sua função de orientação não poderia deixar de estar presente, seja através da proposta de rotas para maximizar o tempo de visita, seja através da navegação sobre imagens reais de satélite utilizando a tecnologia de posicionamento GPS.