Grande afluência de visitantes no “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”

Grande afluência de visitantes no “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”

O Município de Almeida associou-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com atividades decorridas no Museu Histórico Militar de Almeida e no Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.

No Museu Histórico Militar de Almeida (MHMA), as comemorações foram marcadas não só pela presença de muitos visitantes, mas também por uma programação especial promovida pelo Serviço Educativo do Museu. A oficina “Hoje eu sou Duarte D’Armas”, foi uma proposta interativa que convidou os participantes a colocarem-se no papel do célebre desenhador do século XVI. Os participantes “debuxadores” — crianças e adultos — foram criativos e retrataram os seus castelos/fortalezas com dedicação.

A atividade cumpriu o seu propósito: despertar o olhar dos participantes para a riqueza arquitetónica e histórica da Fortaleza de Almeida, um exemplo de “Património Resiliente”. Por outro, com esta ação aproveitamos para lembrar a importância das fontes documentais escritas e/ou desenhadas para o (re)conhecimento do Património existente e ou desaparecido como é o caso do Castelo de Almeida, cujo muito saber que temos dele hoje, é em larga medida, graças às fontes iconográficas legadas que Duarte de Armas.

Esta iniciativa reforça o papel do MHMA como agente de valorização do Património através de suas atividades educativas.

No Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, tanto ao público adulto como jovem, tiveram oportunidade de conhecer o espaço e serem sensibilizados para a importância de valores como a liberdade, a paz, a solidariedade, a humildade, essenciais numa sociedade justa e inclusiva.

#municipioalmeida