Cartaz Expo Hmpa Mhma

Exposição Temporária “Homem Morto Passou Aqui” abre ao público já dia 30 de Julho no Museu Histórico Militar de Almeida

“No próximo dia 30 de julho abre ao publico no Museu Histórico-Militar de Almeida a Exposição Temporária “Homem Morto Passou Aqui”, projeto da autoria de Valter Vinagre, mapeador das Invasões Francesas em Portugal, a partir do registo fotográfico dos locais onde estas ocorreram.

Ao longo de cerca de 5 anos o autor utilizou a paisagem para fazer a reconstituição de um legado histórico perdido na memória coletiva, retratando vários eventos das Guerras Peninsulares, ocorridos de Norte a Sul do país. Almeida, Bussaco, Chaves, Porto, Amarante, Évora e Olhão, juntamente com as linhas de Torres Vedras, foram alguns dos locais fotografados ao longo desse tempo e respeitando o calendário dos acontecimentos que fizeram a história das três invasões.

Neste projeto a relação entre o desaparecido e o permanecente é sublinhada pela natureza especifica do objeto fotografado em paisagens desprovidas da presença humana”.

Promovido pela Associação Número – Arte e Cultura, sob direção de Nuno Aníbal Figueiredo, “Homem Morto Passou Aqui” conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura e Direção Geral das Artes numa ação dinamizada pela Câmara Municipal de Almeida através do Museu Histórico-Militar de Almeida.

A apresentação oficial desta exposição será no dia 25 de agosto às 21.00h no âmbito na 18º Recriação Histórica do Cerco de Almeida, seguindo-se a visita encenada “Vêm aí os Franceses e outras Histórias”, percorrendo vários pontos da Fortaleza.

Cartaz Expo Hmpa Mhma