DOCUMENTO DE ARQUIVO EM DESTAQUE

Os primeiros regulamentos sobre a circulação de automóveis em Portugal datam de 1901 e 1911, e impunham as primeiras regras de circulação. Em 1928, foi criado o primeiro Código da Estrada, que foi sofrendo várias alterações ao longo dos anos até aos dias de hoje.

Na Câmara Municipal de Almeida, existe um documento ao qual damos agora destaque, REGISTO DE VEÍCULOS (1939-1944), no qual foram sendo registados os veículos existentes no concelho de Almeida, conforme se pode ler no termo de abertura. Para os veículos poderem circular na via pública era necessário que fossem registados na Câmara Municipal para obtenção de licença de circulação. Neste livro de registo, é possível identificar o nome e morada do proprietário, o respetivo número da chapa atribuído ao veículo, bem como as suas características. Os veículos podiam ser automóveis ou bicicletas, mas também veículos de rodas, carroças ou trens, cavalares ou muares, tirados por um animal bovino ou asinino, de quatro rodas tirados por dois animais, cavalares ou muares, bovinos ou asininos, ou ainda galeras tiradas por dois ou três animais.

No mês de agosto de 1939, foram concedidas 38 licenças, 3 de bicicleta e as restantes de galeras tiradas por dois animais, não tendo havido nenhum registo de veículo automóvel. Mas nos anos seguintes, o número de registo de automóveis cresceu significativamente.

Este documento pode ser consultado na íntegra na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo.