Documento de arquivo do mês de julho

Tal como referenciado no mês anterior, vamos mensalmente partilhar documentos do nosso Arquivo Municipal, em fase de tratamento arquivístico.
Muito recentemente identificámos 3 documentos do Concelho de Castelo Bom, extinto em 1834: 3 livros de registo de coimas, cujas datas extremas são de 1827 a 1833.
No termo de abertura do livro mais antigo, cuja data é de 27 de julho de 1827, de há precisamente 192 anos, pode ler-se o seguinte:
“Para se descreverem as Coimas que lançarem os Offeciaes da Câmara do Concelho de Castello Bom. / E para o Numerar e Rubricar dou Commissão a João Pinto de Magalhães que fará por fim encerramento na forma do estillo. Almeida, 27 de Julho de 1827. / O Juiz de fora e Provedor. / João Lopes de Calheiros e Menezes.