Variossc Rubricamensal Diamundiallivro Destaque

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Município de Almeida, através da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, está atento aos seus leitores e escolheu uma sugestão de leitura, para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, que é celebrado todos os anos, desde 1995, no dia 23 de abril (data escolhida pela ONU e UNESCO), cuja finalidade é a de homenagear obras literárias e seus autores, assim como conscientizar as pessoas sobre a importância da leitura. Este dia foi criado para estimular as pessoas e jovens, a conhecer os prazeres da leitura e reconhecerem a contribuição que as obras literárias tiveram, e ainda têm, ao longo da história.

“APARIÇÃO”, de Virgílio Ferreira

Uma das mais conhecidas obras de Virgílio Ferreira, um hino à literatura que o consagra um dos maiores romancistas portugueses do século XX, Aparição revela a influência da filosofia existencialista no autor, bem expressa nas vivências e nas reflexões da personagem principal, um professor de liceu acabado de chegar a Évora para iniciar a sua carreira profissional. Como refere o autor: “Não procures a noite por não suportares o dia. Leva para o sol a tua aparição e serás um homem.”

“O ESPELHO IMAGINÁRIO”, de Eduardo Lourenço

Na obra o autor aborda a temática da pintura de prismas diversos, analisa a obra de alguns pintores bem conhecidos, onde se incluem Klee, Velázquez, Picasso ou Vieira da Silva. Além de artistas internacionais, são objeto da sua atenção artistas nacionais de décadas relativamente recentes. Uma obra de elevada riqueza de análise, que ilustra bem porque é que Eduardo Lourenço (nascido a 23 de maio de 1923, em S. Pedro de Rio Seco, concelho de Almeida, distrito da Guarda) é considerado um dos grandes pensadores portugueses.

“O POETA E A CIDADE”, de Eugénio de Andrade

No ano em que se celebram 100 anos do nascimento de Eugénio de Andrade, evocamos a memória de um dos maiores poetas portugueses contemporâneos, autor de uma poesia intemporal e desaparecido em 2005. Nesta obra é enfatizada a antologia da Poesia Moderna sobre a Cidade do Porto.

#municipioalmeida