Foto1 (5)

Dia Internacional dos Museus 2022 🏛️

O Município de Almeida promoveu uma variada programação para celebrar o Dia Internacional dos Museus, entre a qual incluímos um Itinerário Museológico no Concelho de Almeida cujo propósito foi mostrar e divulgar os Museus e coleções visitáveis existentes no Concelho de Almeida.
A data foi, ainda, assinalada com a realização de uma visita guiada “teatralizada”, com inclusão do peddy paper “O caminho da liberdade e da esperança” ao Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, onde alunos do agrupamento de escolas de Almeida tiveram a oportunidade de conhecer curiosidades e vivências, numa aprendizagem informal.
Aproveitando o tema do ano 2022 “O Poder dos Museus” julgamos ter feito jus à temática, porque acima de tudo os museus têm em primeira instância o poder de guardar e divulgar as memórias que nos formam, saibamos preservá-las, conhecê-las é o primeiro passo.
Agradecemos por isso aos guardiães do Museu Rural de Peva, coleções visitáveis no Freixo, do Museu Padre José Pinto e Esnoga da Malhada Sorda foram algumas das visitas que realizamos, sem esquecer o Memorial Vilar Formoso Fronteira da Paz e Cônsul Aristides Sousa Mendes e o Museu Histórico militar de Almeida.
Uma tarde enriquecedora e profícua, bem-haja a todos os que nos acompanharam e nos receberam.
Amanhã às 21.00h não perca o Sarau Cultural no Museu Histórico-Militar de Almeida sobre o Santo António e inauguração da Exposição temporária “Valha-nos Santo António”.