Foto1 (5)

Dia Internacional dos Museus 2022 ūüŹõÔłŹ

O Munic√≠pio de Almeida promoveu uma variada programa√ß√£o para celebrar o Dia Internacional dos Museus, entre a qual inclu√≠mos um Itiner√°rio Museol√≥gico no Concelho de Almeida cujo prop√≥sito foi mostrar e divulgar os Museus e cole√ß√Ķes visit√°veis existentes no Concelho de Almeida.
A data foi, ainda, assinalada com a realiza√ß√£o de uma visita guiada ‚Äúteatralizada‚ÄĚ, com inclus√£o do peddy paper ‚ÄúO caminho da liberdade e da esperan√ßa‚ÄĚ ao Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao C√īnsul Aristides de Sousa Mendes, onde alunos do agrupamento de escolas de Almeida tiveram a oportunidade de conhecer curiosidades e viv√™ncias, numa aprendizagem informal.
Aproveitando o tema do ano 2022 ‚ÄúO Poder dos Museus‚ÄĚ julgamos ter feito jus √† tem√°tica, porque acima de tudo os museus t√™m em primeira inst√Ęncia o poder de guardar e divulgar as mem√≥rias que nos formam, saibamos preserv√°-las, conhec√™-las √© o primeiro passo.
Agradecemos por isso aos guardi√£es do Museu Rural de Peva, cole√ß√Ķes visit√°veis no Freixo, do Museu Padre Jos√© Pinto e Esnoga da Malhada Sorda foram algumas das visitas que realizamos, sem esquecer o Memorial Vilar Formoso Fronteira da Paz e C√īnsul Aristides Sousa Mendes e o Museu Hist√≥rico militar de Almeida.
Uma tarde enriquecedora e profícua, bem-haja a todos os que nos acompanharam e nos receberam.
Amanh√£ √†s 21.00h n√£o perca o Sarau Cultural no Museu Hist√≥rico-Militar de Almeida sobre o Santo Ant√≥nio e inaugura√ß√£o da Exposi√ß√£o tempor√°ria ‚ÄúValha-nos Santo Ant√≥nio‚ÄĚ.
#municipioalmeida