290027796 369344512003319 1228411684731005751 N

Consagração do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida ao Santo António Militar

O Santo António tem um papel de relevo no contexto militar, enquanto Santo protetor do exército português. A partir do século XVII, deu-se início a esta tradição, que levou a que Santo António fosse alistado no exército português e estivesse presente nas “mochilas” dos exércitos.

Sendo o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida – GRHMA, um representante e embaixador dos períodos Histórico-Militares da Restauração e das Guerras Peninsulares, século XVII e XIX respetivamente, e que nobremente tem divulgado a História de Portugal por todo o país e um pouco por toda a Europa, decidiu o Município de Almeida propor consagrar o GRHMA ao Santo António no passado dia 2, data do feriado municipal de Almeida.

A cerimónia teve início nas portas homónimas com a bênção do Santo António seguido de procissão religiosa à Igreja Matriz de Almeida com uma missa, seguida de um desfile para o Museu Histórico-Militar de Almeida, MHMA, local onde o Santo António foi colocado junto às 65 peças da Exposição Temporária “Valha-nos Santo António” do colecionador Mário Coelho, acrescentado assim o Santo António Militar às temáticas abordadas na tertúlia Cultural no dia 20 de maio.

Agradecemos à Paroquia de Almeida, na pessoa do padre John Mário, ao GRHMA, ao colecionador Mário Coelho e a todos os que se associaram a este ato.