A4fb44f6 2d4d 4f05 A37e Fbfdf9a93ecb

Comboio "Connecting Europe Express" em Vilar Formoso assinalando a transição da marcha de Portugal para território Espanhol!

Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia que se enquadra no “Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021”. Este comboio partiu de Lisboa no dia 2 de setembro, e vai percorrer a Europa em nome da sustentabilidade, atravessando 26 países em 36 dias, terminando a sua viagem em Paris a 7 de outubro, num total de 20.000 quilómetros percorridos.
Nesta paragem simbólica na Estação de Caminhos de Ferro de Vilar Formoso, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Monteiro Machado, e pelo representante da Junta de Freguesia de Vilar Formoso, Acácio Alves, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, o presidente da IP, António Laranjo, o Comissário Europeu, Herald Ruijters, Diretor-Geral Adjunto responsável pela Coordenação da Direção B – Investment, Innovative & Sustainable Transport in DG Mobility and Transport, o Carlo Secchi, Coordenador do Corredor Atlântico, e Pedro M. Lekuona García, Director de la Agencia Estatal de Seguridad Ferroviaria de Espanha.
O objetivo da Comissão Europeia é demonstrar – em tempo real – o poder da ferrovia para ligar pessoas e empresas e para tornar os transportes mais sustentáveis e descarbonizados, num continente que se quer neutro em carbono em 2050.