Dsc05330

𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐨𝐥𝐝𝐚𝐝𝐨 𝟐𝟎𝟐𝟐

Decorreu nos dias 19 e 20 de março mais uma edição da Escola do Soldado

Organizada pela Câmara Municipal de Almeida e Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida a Escola do Soldado tornou-se mais uma variável na dinamização do património cultural, histórico e militar de Almeida. Com a presença de recriadores históricos de vários pontos do país e até de alguns estrangeiros, a Escola do Soldado é neste momento uma referência na história viva da vila de Almeida.
No âmbito das Guerras Peninsulares do Século XIX o cenário criado pela Escola do Soldado é enriquecido com oficinas didáticas como, por exemplo: tiro ao arco e esgrima, balística, danças, manobras militares de infantaria, artilharia e cavalaria, saúde e farmacopeia, danças, trajes e uniformes. Para além do público em geral estas oficinas são também direcionadas a comunidade escolar que nos visita durante este evento, marcando presença nesta edição o Agrupamento de Escolas de Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.

A edição deste ano teve também no seu programa uma visita comentada à exposição temporária “Trafalgar, a derrota gloriosa” que se encontra no Museu Histórico-Militar de Almeida. A batalha naval de Trafalgar teve lugar a 21 de outubro de 1805, em pleno período napoleónico, assumindo particular relevância para a temática do MHMA.

#escoladosoldado #municipioalmeida