Almeida > Tudo Sobre Almeida > Geografia

 

 

Geografia do Território

-----------------------------------------------------

O Concelho de Almeida, do distrito da Guarda, localiza-se na Região do Centro e Beira Interior Norte, faz fronteira com Espanha a nascente, a sul encontra o concelho do Sabugal, a norte o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e a oeste os concelhos de Pinhel e da Guarda. Parte do seu território é plano (planície Salamantina) e termina abruptamente sobre o Rio Côa.
Tem uma área de 518 Km2, por onde se distribuem 29 freguesias: Ade, Aldeia Nova, Almeida, Amoreira, Azinhal, Cabreira, Castelo Bom, Castelo Mendo, Freineda, Freixo, Junca, Leomil, Malhada Sorda, Malpartida, Mesquitela, Mido, Miuzela, Monte Perobolco, Nave de Haver, Naves, Parada, Peva, Porto de Ovelha, São Pedro de Rio Seco, Senouras, Vale da Mula, Vale de Coelha, Vale Verde, Vilar Formoso.
Em 2005, o concelho apresentava 7926 habitantes.
O natural ou habitante de Almeida denomina-se almeidense.

FAUNA E FLORA:
No que diz respeito à fauna, este Concelho encontra-se com algumas espécies de caça como: as codornizes, coelhos, javalis, lebres, patos, perdizes, pombos e rolas. Quanto às perdizes, existe no concelho, uma exploração (Rufaraia, sociedade de produtores e exploração cinegética).

Sítios Rede Natura do concelho de Almeida (Fonte: ICN)

Fig. 13 - Sítios Rede Natura do Concelho de Almeida (Fonte: ICN)

Neste Concelho existe uma zona mais a Sul, nas Freguesias de Nave de Haver e Malhada Sorda, que se inclui nos sítios de Rede Natura 2000 (Resolução de Conselho de Ministros n.º 142/97, de 28 de Agosto), tratando-se de uma mancha contínua de Carvalho negral (Quercus pyrenaica Willd.) com uma área de cerca de 1.032ha, em bom estado de conservação. Constituída por várias classes de habitats naturais e por valores florísticos e faunísticos de interesse comunitário nesta área , destacando-se no Concelho em questão:  

FLORÍSTICOS:

- Cursos de água corrente com comunidades de macrófitos dulciaquícolas (3260)

- Cursos de água mediterrânicos permanentes com arrelvados higronitrófilos de Paspalo-Agrostion verticillati ladeados por cortinas arbóreas ribeirinhas de Salix e Populus alba (3280) 

- Matos baixos espinhosos orófilos mediterrânicos (4090)

- Arrelvados xerófilos (6220) - habitat prioritário

- Montados de Azinho (6310)

- Prados de fenos dominados por Arrhenatherum elatius Subsp. Bulbosum (6510)

- Freixiais (91BO)

- Bosques ripícolas ou paludosos de amieiros, salgueiros (91EO)  - habitat prioritário

- Carvalhais de Quercus pyrenaica (9230)

Carvalhais

FAUNÍSTICOS:

- Canis lupus (Lobo) - espécie prioritário

- Lutra lutra (Lontra)

- Lacerta Schreiberi (Lagarto-d´água)

- Mauremys leprosa (Cágado – mediterrânico)

- Chondrostoma polylepis (Boga)

- Rutilus alburnoides (Bordalo)

Cagado

RIO CÔA:
Este Concelho é atravessado na sua vertical por um Rio, o Rio Côa. É um Rio Português, que nasce na Serra da Mesas, próxima da Serra da Malcata, percorre cerca de 130Km, dos quais 34Km são percorridos no nosso Concelho, e vai desaguar na margem esquerda do Douro, perto de Vila Nova de Foz Côa. É dos poucos Rios que efectua um percurso na direcção Sul - Norte.

Rio Côa

Mapa Rio Côa

Agenda de eventos
Consulte os eventos a realizar.mais
CAF 2016/2017
Férias Municipais - Verão 2017
Feriado Municipal
beira.ptPrograma Operacional da Região Centro
Pos Conhecimento
FEDER