Almeida > Tudo Sobre Almeida > Descrição Económica

 

 

Descrição Económica do Concelho de Almeida

----------------------------------------------------- 

Rua de Comercio - Vilar Formoso

Em termos de estrutura económica pode dizer-se que o Concelho de Almeida é predominantemente rural. A actividade agrícola, por vezes complementada por pequenas explorações agro-pecuárias, desenvolve-se em áreas de pequena dimensão dispersas por todo o Concelho, e assume um carácter predominantemente familiar. É uma actividade importante do ponto de vista da subsistência de um número significativo de famílias deste Concelho, mas que dadas as suas características, aliadas a factores de ordem económica e social, apresenta baixos níveis de produtividade.
O sector secundário caracteriza-se pela existência de algumas pequenas e médias unidades industriais, sendo a sua exploração assegurada na maioria dos casos por uma organização familiar ou através da contratação de um número reduzido de empregados.
As indústrias da alimentação, da madeira e de transformação de mármores e granitos são as mais representativas, embora de um modo geral este sector se caracterize por baixas produtividades e ocupe apenas cerca de 5% da população activa do concelho.
A estrutura do sector industrial tem-se alterado significativamente, através da dinamização do parque industrial de Vilar Formoso, infra-estrutura constituída por 31 lotes.
O sector terciário assume alguma expressão nas freguesias de Almeida e de Vilar Formoso: Almeida, pelo facto de aí se encontrarem sediados os serviços administrativos inerentes a uma sede de concelho, algumas agências bancárias, escritórios de advogados e de contabilidade bem como algum comércio tradicional e pequenas unidades hoteleiras; Vilar Formoso, pela dinâmica que lhe assiste enquanto principal fronteira terrestre, apresenta um número significativo de agências bancárias, unidades hoteleiras e estabelecimentos comerciais.
Os serviços considerados de natureza social adquirem também já alguma relevância nas duas vilas e em várias aldeias, através do trabalho desenvolvido pelas instituições de solidariedade social aí existentes, nas áreas de apoio e acolhimento de idosos e também de apoio à 1ª infância.

Agenda de eventos
Consulte os eventos a realizar.mais
CAF 2016/2017
CAF - Verão 2017
beira.ptPrograma Operacional da Região Centro
Pos Conhecimento
FEDER