Para a recolha do galardão esteve presente uma comitiva composta pelos Presidentes de Câmara de Sabugal, Penamacor e Almeida; Pr 
SABUGAL, PENAMACOR E ALMEIDA COM ESTRATÉGIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL RECONHECIDA PELA FEDERAÇÃO EUROPARC 

 

Decorreu no passado dia 7 de Dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a Charter AwardCeremony 2016, promovida pela Federação Europarc. Na edição deste ano, a única Carta Europeia de Turismo Sustentável reconhecida por aquela entidade foi a ‘Terras do Lince’, representada pela Reserva Natural da Serra da Malcata, através do destino que integra os concelhos de Sabugal, Penamacor e Almeida.

Para a recolha do galardão esteve presente uma comitiva composta pelos Presidentes de Câmara de Sabugal, Penamacor e Almeida; Presidentes das Assembleias Municipais de Sabugal e Penamacor, e a Coordenadora da Territórios do Côa, que é a entidade responsável pela gestão e coordenação do projecto. 

Esta é uma relevante certificação do território que compreende a Reserva Natural da Serra da Malcata, numa estratégia integrada do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e dos três Municípios, em estreita articulação com uma vasta parceria que integra agentes públicos e privados do território de influência.

Sob o lema 'Good for Parks, Good for People', Carol Ritchie, Directora Executiva da Federação Europarc, sublinhou a importância do turismo de natureza, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e integrado dos territórios.

A Carta Europeia é um contributo para o cumprimento da Agenda 21, que é o programa de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e que foi aprovado no Rio de Janeiro, em 1992. A ‘Terras do Lince’ cumpriu assim com as condições prévias para o reconhecimento da sua CETS, nomeadamente: a análise da situação actual em todas as áreas relacionadas com o Turismo; a elaboração de uma estratégia, e a formulação de um plano de acção para um horizonte de cinco anos. Findo esse prazo, será reavaliado o reconhecimento formal por parte da Federação Europarc.

A todos(as) os(as) envolvidos neste processo, cabe agora promover e dinamizar as suas acções, cumprindo com os preceitos orientadores da CETS.

Agenda de eventos
Consulte os eventos a realizar.mais
CAF 2017/2018
Sugestões de leitura
Um cabaz de livros
Exposição de Presépios
beira.ptPrograma Operacional da Região Centro
Pos Conhecimento
FEDER