Aldeia Segura, Pessoas Seguras.

Esta ação de sensibilização realizada no dia 10 de Junho nas localidades Valverde e Peva sobre o programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras", foi promovida pelo Gabinete de Proteção Civil da Câmara Municipal de Almeida, estando presentes a Coordenadora Municipal de Proteção Civil Eng.ª Lénia Fortunato, o Vereador com o pelouro da Proteção Civil Dr. Alcino Morgado e o Presidente da Câmara Municipal de Almeida Eng.º António Machado. Participaram ainda nesta ação o Executivo da Junta de Freguesia local, a Guarda Nacional Republicana representada por 3 elementos do EPNA, o Comando dos Bombeiros Voluntários de Almeida e o Comandante Operacional Distrital da Guarda.

Estes exercícios servem para informar e ajudar as pessoas destas populações para uma maior autoproteção em caso de ocorrências graves, nomeadamente, os incêndios rurais. Consiste desta forma na nomeação de um oficial de segurança e o seu suplente, que orientará a população numa evacuação ou concentração em locais de refúgio (local aberto dentro da localidade para a concentração de pessoas, em caso de evacuação das suas casas) ou abrigo (local fechado para a concentração de pessoas em caso de evacuação das suas casas). Esta ação realizou-se na União de Freguesias de Azinhal, Peva e Valverde porque foi definida como União de Freguesia prioritária nesta época de incêndios pois apresenta um grande risco de incêndio.

Aldeia Segura, Pessoas Seguras.

A Dança no salão Oitocentista – Iconografia, Memórias de uma coleção
Na biblioteca acontece...