Aguarelas do General Ribeiro Arthur no MHMA 
Aguarelas do General Ribeiro Arthur no MHMA 

 

A Exposição temporária de aguarelas do general Ribeiro Artur, vai estar patente no MHMA de 17 de Outubro a 30 de Novembro, na sala de exposições temporárias.

Bartolomeu Sezinando Ribeiro Arthur, nasceu em Lisboa em 1 de Agosto de 1851. Ao longo da sua vida, a par da carreira militar, desempenhou inúmeras atividades: entre elas a artística, cultural, crítica de arte e uniformólogo, produzindo um número muito significativo de aguarelas dedicados ao uniforme português, reunidas em coleção e preservadas no Arquivo Histórico Militar.

 O MHMA apresenta assim esta exposição, a todos os seus utilizadores/visitantes como complemento da sua coleção permanente, uma vez que, de entre as suas 252 aguarelas de figurinos militares portugueses do século XVIII e XIX, vislumbram-se também muitas das peças patentes nas várias salas nomeadamente na da “Guerra dos 7 anos; Guerras Peninsulares e Lutas Liberais”, ao mesmo tempo que presta uma singela homenagem a um dos maiores investigadores e ilustradores da história dos Uniformes em Portugal.

General Ribeiro Arthur Militar e Artista:

“Dedicando-se ao desenho desde tenra idade, aproveita as poucas horas deixadas pelas obrigações castrenses, e devaneia sobre o cartão, quer com lápis, quer com pincel, executando desenhos de aguarelas em que predominam tipo e uniformes populares, sujeitando a sua alma de artista ao rigor da transcrição Histórica, ou deixando-a vogar ao correr da imaginação, através de dsenhos de uniformes que altera ao sabor da lberdade artistica”. Este foi um trabalho importante ao qual devotou todos os seus momentos de lazer e requereu da parte dele um aturada investigação, estudando arquivos como o Arquivo Geral do Ministério da Guerra, no qual consultou até à exaustão os manuscritos referentes à divisão auxiliar `Espanha (1835), comandada pelo conde das Antas, ou deslocando-se a Madrid para visitar alguns estabelecimentos militares, arquivos museus, a fim de desenvolver estudos histórico-militares relativos a Uniformes”.

http://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/1978/1/ribeiro_artur.pdf

Cartaz

 

Data Início:
17-10-2017 
Data de Fim:
30-11-2017 17:30 
Local Evento:
Museu Histórico Militar de Almeida
Agenda de eventos
Consulte os eventos a realizar.mais
CAF 2017/2018
Aguarelas do General Ribeiro Arthur no MHMA
Sugestões de leitura
Almeida promove “Sabores de Outono”
beira.ptPrograma Operacional da Região Centro
Pos Conhecimento
FEDER